sexta-feira, 28 de maio de 2010

Archigram - Walking City

Walking City foi um projeto do Archigram de 1963, que propunha criar uma infraestrutura de cidade nômade. Era composto por enormes edifícios itinerantes 400m de comprimento por 220m de altura que poderiam caminhar até mesmo em desertos e oceanos. Dentro destas estruturas haveriam todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma cidade comum: habitações, escritórios, setores comerciais, serviços públicos e privados. Através de "braços" haveria comunicação dos prédios da Walking City entre eles mesmos e as cidades terrestres.


O Walking City antecipou o estilo de vida acelerado urbana de uma sociedade tecnologicamente avançada em que não é preciso estar a um local permanente. Por meio de sua existência nômade, culturas diferentes e as informações seriam compartilhadas, criando um mercado global de informação.


O projeto foi amplamente criticado e foi até mesmo comparado com monstros e tanques de guerra. Foi considerado não apenas como uma “distopia tecnológica”, mas um ataque à humanidade. Alguns afirmaram que o projeto seria inumano, "privilegiando a construção ao espaço, o contentor ao conteúdo, a carcaça ao homem".


Nenhum comentário:

Postar um comentário