quarta-feira, 9 de junho de 2010

Possível demolição do Minhocão

Recentemente o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou um projeto de demolição para o elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. O elevado foi inaugurado em 1971 na gestão de Paulo Maluf e desde então tornou-se um enorme problema urbano e social na região central de São Paulo. A região se tornou ponto de prostituição, mendicância e uso de drogas, além da incauculável poluição visual e sonora que prejudica moradores do local. O elevado possui inclusive horários determinados para o funcionamento pois em alguns pontos a distância deste aos apartamentos é de apenas 5 metros.


Inúmeros epecialistas são a favor da demolição. "A intenção é, de certa forma, incentivar o mercado imobiliário a fazer um investimento na região e, com essa valorização, promover a demolição do elevado. A região do elevado merece um projeto independente de uma proposta tão ampla, a demolição do Minhocão deveria ser imediata" afirmou Flamínio Fichmann. Ele também disse que um túnel seria uma alternativa mais inteligente e que é possível direcionar o fluxo de trânsito para vias alternativas, visto que o agravamento do trânsito que eventualmente seria causado pela domolição do elevado é uma preocupação do projeto. "A cidade mais perde do que ganha com o elevado Costa e Silva. É um absurdo uma cidade privilegiar vias elevadas, que abrigam mendigos embaixo, hoje já existem outras técnicas alternativas e baratas. O elevado se tornou uma cicatriz para São Paulo", afirmou.

Um projeto desse porte obviamente demanda tempo tanto para a demolição quanto para adequação. Assim o mercado aposta que se houver viablização do projeto, a demolição ocorreria no mínimo em 2025. Isso se torna motivo de descrença para a população e profissionais ligados ao projeto, pois mudanças políticas podem prejudicar o andamento do projeto.

Elevado em uma cena do filme "Ensaio Sobre a Cegueira"

No link a seguir há uma entrevista interessante com o cineasta Fernando Meirelles, também arquiteto e urbanista, que apóia o projeto de demolição.

http://migre.me/N7qI

Nenhum comentário:

Postar um comentário