quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uso de Ruas

Não é à toa que a Holanda é considerada o país das bicicletas. É comum ver pessoas de todas as idades utilizando bicicletas diariamente. Nas ruas, o trânsito está todo adaptado ao tráfego das bicicletas com inúmeras ciclovias e até mesmo semáforos especiais. Para se ter uma idéia, na Estação Central de Amsterdam o estacionamento para esse tipo de transporte comporta nada mais nada menos que 8 mil bicicletas.
Tendo em vista o enorme uso das bicicletas, os holandeses criaram um estacionamento protegido para elas, na rua. Isso mesmo! Dentro de um espaço suficiente para estacionar um carro, essa engenhoca abriga cerca de 10 bicicletas.
Além do aspecto sustentável da instalação, pela própria economia de enegia de uma bicicleta comparada a um carro (frequentemente com apenas uma pessoa dentro), é possível refletir também acerca da economia de espaço que isso representa.
Infelizmente o uso de bicicletas não é muito difundido no Brasil, porém, diante do trânsito caótico que diariamente nos afeta, não seria essa uma sugestão sutil de alternativas para o uso dos automóveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário