segunda-feira, 29 de março de 2010

Caiaques no Rio Pinheiros

Durante o mês de outubro de 2006 o artista plástico Eduardo Srur realizou uma intervenção urbana curiosa no Rio Pinheiros. 100 caiaques coloridos com 150 manequins presos por cordas foram colocados em um trecho de 3km do rio escuro e poluído e puderam ser visto diariamente por cerca de 300 mil pessoas.


A intenção do artista foi relembrar como até a década de 40 o rio Pinheiros era plenamente usado por pessoas de carne e osso, que podiam remar e nadar sem a poluição que hoje assola as suas águas. Juntamente com isso, a obra serviu também como denúncia para o descaso com a questão ambiental dos rios urbanos e um apelo a uma tentativa de despoluição das águas e recuperação das margens do rio.


As imagens mais impactantes da intervenção provavelmente são as que mostram os caiaques literalmente sendo carregados pela sujeira do rio. O que poderia ser considerado um acidente que estragou a obra, serviu ainda mais para enfatizar e contextualizar a proposta feita pelo artista.


A obra de Eduardo Srur em grande parte procura retratar a degradação ambiental nas cidades e há também uma outra intervenção realizada em 2008, que vale a penas ser conferida. A exposição "Quase Líquidos" em que 20 garrafas PET gigantes foram inseradas nas margens do Rio Tietê.
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2008/03/25/ult4326u770.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário