No início do trajeto conhecemos uma pista de caminhada localizada na Avenida dos Andradas que se estende até aproximadamente a Avenida do Contorno. A pista é ampla, não há trânsito de veículos e possui uma parte reservada aos ciclistas e outra aos que preferem caminhar. Este tipo de espaço destinado ao uso da população é algo cada vez menos presente na configuração atual de várias metrópoles. Portanto é preciso haver uma maior apropriação coletiva desse espaço para que haja melhorias e a consequente manutenção do local que apesar da sua subutilização, descuido das autoridades e degradação por pichações, continua sendo útil à população próxima.
Algumas medidas simples seriam capazes de alterar a dinâmica do local aumentando a sua utilização. A arborização das laterais ao longo da pista é uma maneira eficaz de tornar a pista mais aconhegante a quem utiliza. Além do aspecto estético causado pelo verde, as árvores promovem uma redução do ruído dos veículos que passam do outro lado. A sombra criada pelas árvores também pode tornar a temperatura mais agradável reduzindo o calor que reflete do asfalto. Já existe um projeto na prefeitura de Belo Horizonte chamado "Uma Vida, Uma Árvore", que propõe o plantio de uma árvore em alguma área verde da cidade para cada criança nascida e registrada
A ampliação das formas de acesso à pista é uma forma de aumentar o uso dela. Existem algumas passarelas para a Avenida dos Andradas, porém estão muito distantes e a sinalização da avenida não favorece o fluxo de pessoas até a pista. Ampliando a tímida passarela próxima do Shopping Boulevard a pista se tornaria mais acessível para os freqüentadores do Shopping. Mais a frente, perto da Câmara Municipal existe uma passarela do Bairro Santa Tereza para a pista. Construindo uma ponte sobre o Arrudas nessa região haveria maior comunicação com o bairro Santa Efigênia. A pista de caminhada se localiza do mesmo lado da avenida que a estação de metrô e para acessá-la é preciso atravessar sobre a passarela da estação para o outro lado da avenida e depois caminhar até o sinal para ter acesso à pista. Uma intervenção seria melhorar esse acesso construindo uma saída na passarela do metrô diretamente para a pista.
Além da ampliação dos acessos é interessante também criar nestes e em vários pontos ao longo da pista, atrativos como quiosques, um espaço para convívio e uma área para comércios como bancas e lanchonetes, que são úteis a quem usa a pista e podem servir para atrair mais pessoas ao local. Um projeto de iluminação seria útil para oferecer mais segurança e conforto para quem usa o local à noite. Na região existem diversos mosaicos feitos com azulejos usados em bancos e demarcações de quilometragem. Aumentar a presença desses mosaicos seria um interessante apelo visual por contrastar com a paisagem da linha de metrô ao lado.
Estas são ações relativamente simples mas que contribuem muito para direcionar usos ao local, possibilitando que a população valorize-o. Além disso, pode servir como um incentivo para o poder público criar este tipo de espaço em outras áreas da cidade.
Bem Renato, concordo que medidas simples podem alterar toda lógica do espaço. Portanto, seria legal que seu projeto tratasse do espaço da intervenção tentando ter cuidado com esses pontos dos quais você fala e que aparecem em algumas imagens. Não é necessária uma grande intervenção pra atrair pessoas pra aquele local, e um projeto que transite na escala macro, sem perder de vista que as pessoas vivenciam a escala micro..De cada ponto com um banco e uma árvore é importante. Vejo a idéia das "medidas simples" com otimismo.
ResponderExcluirProfs.