quarta-feira, 24 de março de 2010

Garimpo - Mangabeiras: Proximidade com a natureza na cidade

O Mangabeiras localiza-se a beira da Serra do Curral. E a origem de seu nome deve-se ao córrego das mangabeiras, soterrado para a construção do bairro na década de 60. Lá estão presentes vários símbolos que representam a cidade de Belo Horizonte e é sobre alguns deles que iremos falar.

A Praça Israel Pinheiro é mais conhecida como Praça do Papa já que, na ocasião de sua visita, João Paulo II declarou: “Que belo horizonte!” e conquistou as quase 900.000 pessoas que estavam ali para vê-lo

A estrutura possui um grande gramado e uma área destinada às crianças na base, enquanto o topo é calçado, com uma escadaria e uma escultura do artista plástico Ricardo Carvão. Pode-se perceber que a praça possui uma tipologia diferente que valoriza o espaço central e a cruz em ferro erguida em homenagem ao Papa.

É conhecida por oferecer uma boa vista da cidade e espaço para práticas religiosas, artísticas e esportivas.

Maior área verde de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras foi fundado na década de 1980 com a vegetação projetada por Burle Marx. Além da vasta área verde, ainda conta com uma fauna considerável entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios ambientados à acentuada altitude do local (mais de 1000 metros).

O Parque ainda conta com um teatro de arena, grande estrutura para esportes e um mirante, que faz nos proporciona um belo contraste entre a vista da cidade e o ambiente natural do parque, um heterotópico em relação ao outro.



Outra opção pra quem gosta de caminhar são os três roteiros diferentes: o das águas, da mata e do sol, ótimo para variar e não se acomodar à mesma paisagem. As atrações que o Parque proporciona podem ser vistas logo na entrada, onde há uma sala multimídia para orientar os visitantes.

Rua Professor Otávio de Magalhães, a pequena Rua do Amendoim, fica logo abaixo da Praça do Papa e já faz parte das histórias de Belo Horizonte por um fenômeno curioso de ilusão de ótica.

Ao passar por lá de carro e não engatar marcha alguma, apenas com o freio de mão solto, o carro sobe sozinho. Um mito da grande quantidade de minério da região atrair os carros já caiu, Só basta atentar para a topografia da região: o que parece subida na verdade é uma descida.


A Praça da Bandeira que se encontra no final da Avenida Afonso Pena, caracteriza-se por ser uma praça ampla e arborizada que contrasta bastante com os prédios em sua volta.


É um local que possui uma considerável circulação de veículos, pois além da Afonso Pena, ela também tem como término outra avenida importante da região, a Bandeirantes. Além disso, concentra à sua volta comércios, bancos e clínicas, pois a partir dela, não é permitido nenhum tipo de atividade comercial no Mangabeiras.

Em 1997, nas comemorações de 100 anos de Belo Horizonte, a praça foi reinaugurada e recebeu um mastro com a bandeira nacional. A partir dessa data, todo terceiro domingo de cada mês passou a ser realizada a cerimônia de troca da bandeira. Eventualmente em datas comemorativas, principalmente em épocas de eventos relacionados à pátria, ocorrem no local celebrações e apresentações culturais.


O bairro Mangabeiras é um espaço que pode facilmente nos levar à utopia pela riqueza dos cenários: grande área verde, espaços para lazer, ruas com folclores e a simpática proximidade com a Serra do Curral. O ambiente agradável inclusive fez com que a residência de verão dos governadores do estado fosse construída lá:


Projetos de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx

Porém, como as utopias trazidas para a realidade não são absolutas, o bairro vem enfrentando alguns problemas de segurança e com a poluição sonora principalmente a partir do Mirante das Mangabeiras (localizado na praça Efigênio Salles). Essas dificuldades, ainda assim, não tiram a face interessante do bairro que é valorizada e deve continuar sendo.

As referências foram:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Municipal_das_Mangabeiras

http://www.belohorizonte.mg.gov.br/por/a_passeio.php?roteiro=mangabeiras

http://www.sortimentos.com/mg/belo_horizonte_turismo_parque_mangabeiras.htm

http://www.brasildemochila.com/materias/beloparques.ph

Nenhum comentário:

Postar um comentário