segunda-feira, 26 de abril de 2010

Museu de Planejamento Urbano de Tianjin

Após a abertura comercial para o ocidente, a China concentra grande parte dos projetos inovadores da arquitetura contemporânea mundial. Com isso constantemente abrem-se concursos de arquitetura para a construção de grandes obras, assim como ocorreu na época de realização dos jogos olímpicos de 2008 em Pequim.

Recentemente um projeto da empresa holandesa Architekten Cie venceu o concurso para a construção do Museu de Planejamento Urbano de Tianjin.


O edifício ocupa uma área de 29000m² que contam com escritórios, estacionamentos, centro de conferências, galerias e oficinas de pintura. Produzido em parceria com a empresa UNIT Architects de Xangai, possui estrutura e forma que combinam materiais e processos construtivos tradicionais da China com alta tecnologia. O resultado do processo é uma arquitetura verdadeiramente sustentável.

A imagem que o edifício tem é semelhante a uma sobreposição de blocos de mah-jong, um tradicional jogo de mesa chinês. Uma característica importante da edificação é também a existência de numerosos espaços livres por motivos de acessibilidade, iluminação natural e ventilação. As paredes e o teto são revestidos com materiais naturais e há presença constante de vegetação e painéis com pinturas e elementos decorativos que remetem a arquitetura tradicional chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário