terça-feira, 29 de junho de 2010

Inhotim

No dia 30 de maio fizemos uma visita ao Inhotim. O local é a junção do maior Centro de Arte Contemporânea ao ar livre da América Latina com um Jardim Botânico que conta com milhares de espécies. O resultado é um local extremamente aprazível onde arte e natureza convivem quase que mutuamente.


A obra de arte seria a mesma sem a vegetação, sem o contexto em que ela se insere? Certamente não. Essa é a sensação que temos ao descobrir cada obra por entre os jardins de Inhotim.


A própria artista plástica Rivane Neuenschwander, em uma entrevista, disse sobre como a sua obra Continente-nuvem está integrada à pequena casa antiga em que foi abrigada e como a ambientação do entorno também foi pensada. A vegetação em volta da casa claramente destoa do conjunto dos jardins de Inhotim, pois tem a intenção de recriar o ambiente das casas rurais do fim do século XIX, com roseiras e árvores frutíferas. Já dentro da casa nos deparamos com um imenso vazio. O que ocorre realmente é um movimento discreto de bolinhas de isopor, feito por ventiladores ocultos sobre o teto translúcido, tão sutil quanto o vazio e a própria casa por fora, que admito inicialmente não ter imaginado que lá houvesse alguma obra.


É incrível como a arte se revela por entre as diversas espécies e nos provoca uma sensação de surpresa, uma expectativa por o que pode se encontrar por trás das próximas árvores ou em uma clareira da vegetação nativa. Obviamente as obras dentro das galerias também têm um grande mérito e estão lá por motivos de conservação, climatização adequada ou pelo próprio funcionamento. Mas o que realmente me chamou atenção foi a relação das obras externas com o paisagismo, o que me faz ousar dizer que de certa forma a vegetação não só compõe como completa o acervo artístico.


Visitar Inhotim foi sem dúvida um passeio muito válido. Além de ser um belo lugar pra se conhecer é uma ótima forma de entrar em contato com a arte contemporânea de uma maneira mais descontraída e acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário