quinta-feira, 1 de julho de 2010

Karl Marx, o edifício mais comprido do mundo

Situado em Viena, o Karl Marx Hof é um prédio residencial com mais de um quilômetro de comprimento. Só pelo seu comprimento existem quatro pontos de ônibus.

Em 1930, quando foi inaugurado, o Karl Marx Hof não se distinguia apenas pelo enorme comprimento e nem pelo seu forte contraste visual em razão da altura e do tom de vermelho intenso. O que realmente caracterizava o edifício é que ele era o símbolo da política socialista da época e da arquitetura a seu serviço. Foi construído em uma zona nobre da cidade com mais de 1300 apartamentos oferecidos aos trabalhadores, com instalações sanitárias, água canalizada e varandas. Era considerado um luxo a que nenhum operário da época tinha acesso.

Hof é o nome que se dá aos edifícios de habitação social que foram construídos pelo governo socialista austríaco durante os anos 20. Assemelhavam-se a imensos quarteirões, porém a parte interna aos prédios era composta por espaços livres comunitários, geralmente preenchidos por alguns jardins. Dentre os equipamentos sociais do local era possível distinguir escolas, espaços de recreação, lavanderias, serviços médicos, estabelecimentos comerciais e instalações sanitárias. Aos poucos essa tipologia foi ganhando popularidade e deixou influências no urbanismo moderno.

Com o passar do tempo e com o fim do socialismo europeu, o enorme edifício viu sua decadência, passando a ter problemas sociais e em sua estrutura. A idéia de sentimento comunitário e bom relacionamento entre os habitantes foi se perdendo, os apartamentos se tornaram obsoletos e tiveram suas infra-estruturas degradadas. Assim, o Karl Marx Hof tornou-se um gueto.

Nos anos 90 um plano de intervenção foi feito para o local. Incluía obras como reparação da estrutura, substituição de pavimentos, janelas e outros elementos, para que o edifício pudesse se ajustar aos padrões de vida atuais. Atualmente as habitações restauradas são comumente ocupadas por jovens que não tem poder aquisitivo para morar em locais mais caros da cidade. Eventualmente ocorrem tentativas de organizar atividades coletivas nos espaços abertos e pouco a pouco o espírito comunitário vem sendo resgatado ao Karl Marx Hof.

Nenhum comentário:

Postar um comentário