quinta-feira, 1 de julho de 2010

Caderno de Receitas

Para um trabalho do curso, fomos solicitados para realizar uma intervenção urbana em uma vaga de carro próxima a faculdade. Tivemos como inspiração algumas imagens do artista holandês Escher e das interveções com azulejos de papel do Grupo Poro.




















O material utilizado foi:

-Azulejos de papel monocromáticos e alguns coloridos
- Isopor
- Tinta Guache
- Vasinhos de flores
- Uma lixeira de plástico
- Cola branca ou grude

Nossa idéia principal era sugerir uma inverção dos planos, parede por chão e vice-versa, utilizando os azulejos de papel e os outros objetos.


Encontramos uma vaga de carro em que havia uma espécie de "casa" onde os garis guardam seus instrumentos de trabalho rente à calçada. Colamos os azulejos de papel na "casa" e no chão da vaga, intercalando vários padrões de azulejos. Para dar a idéia de inversão, contruimos com isopor e tinta uma mini-escada e peças de xadrez, que foram colocados na "parede". Além disso, afixamos a lixeira sobre os azulejos na "parede" e as plantas nos degraus da escada.















As reações dos transeuntes foram variadas. Alguns olharam com espanto, outros acharam subversivo e houveram ainda os que se entusiasmaram e interagiram com a intervenção. Para nossa surpresa, um de nossos colegas interpretou o trabalho de uma outra forma. Em vez de uma inversão dos planos, ele enxergou uma continuidade entre eles, como se a parede fizesse parte do chão.

Um comentário: